Tecnologia amplia registros da biodiversidade brasileira nos últimos anos

- 27 maio





O Brasil registrou crescimento expressivo no mapeamento da biodiversidade entre 2022 e 2025. Levantamento divulgado pelo IBGE aponta que o número de registros de espécies no país passou de 22,7 milhões para 37,5 milhões, aumento de mais de 65% no período.

Os dados fazem parte de um estudo elaborado com base em informações do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira, plataforma que reúne registros científicos sobre fauna, flora e fungos em diferentes regiões do país.

Segundo o IBGE, o avanço está ligado ao uso de novas tecnologias, digitalização de acervos científicos, imagens de satélite e maior participação de universidades e instituições de pesquisa na produção e compartilhamento de dados ambientais.

O levantamento destaca que o crescimento dos registros não significa necessariamente aumento no número de espécies, mas sim melhora na coleta e organização das informações sobre a biodiversidade brasileira. O estudo também aponta que ainda existem regiões pouco pesquisadas, principalmente em áreas remotas do país.

Em Mato Grosso do Sul, o tema ganha importância por causa do Pantanal, considerado uma das maiores áreas úmidas do planeta e habitat de centenas de espécies animais e vegetais.

Gustavo Monge