Tesouro de 1.200 anos é encontrado em antiga rota de peregrinação islâmica

- 29 maio





Arqueólogos descobriram um tesouro com mais de 100 joias de ouro, prata e pedras preciosas em uma antiga rota medieval de peregrinação na Arábia Saudita. O material foi encontrado dentro de um vaso de barro enterrado na região de Diriyah, próxima à capital Riad.

O conjunto, apelidado de “Tesouro de Diriyah”, tem cerca de 1.200 anos e foi localizado durante escavações arqueológicas em uma área que servia como ponto de parada para peregrinos islâmicos a caminho de Meca.

Segundo os pesquisadores, as peças apresentam detalhes sofisticados e demonstram alto nível de desenvolvimento artístico e metalúrgico do período do califado abássida, uma das fases mais importantes da história islâmica.

Os arqueólogos acreditam que as joias podem ter pertencido a um peregrino medieval que decidiu esconder os objetos durante a viagem. Outra hipótese é que o tesouro tenha sido enterrado em um momento de conflito ou instabilidade na região.

Gustavo Monge