HRMS reduz tempo de diagnóstico de infecções com nova tecnologia
- 29 abril
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul passou a contar com uma tecnologia que reduz significativamente o tempo de diagnóstico de infecções. Com o novo sistema, exames que antes levavam até cinco dias agora podem ser concluídos em poucas horas, agilizando o início do tratamento.
A mudança ocorre com a implantação do método MALDI-TOF, capaz de identificar rapidamente bactérias e fungos. A unidade é atualmente o único hospital público da região Centro-Oeste a utilizar essa tecnologia, considerada um avanço importante no atendimento pelo SUS.
Com resultados mais rápidos, os médicos conseguem indicar o tratamento adequado desde o início, evitando o uso indiscriminado de antibióticos e aumentando as chances de recuperação dos pacientes. Além disso, a tecnologia contribui para reduzir o tempo de internação e melhorar a rotatividade de leitos, ampliando a capacidade de atendimento da rede pública.
Gustavo Monge