Aeronáutica abre 235 vagas para Curso de Formação de Sargentos com prova em Campo Grande
- 20 maio
A Aeronáutica abriu processo seletivo com 235 vagas para o Curso de Formação de Sargentos (CFS), com ingresso previsto para o segundo semestre de 2027. A portaria com as regras do exame foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), e Campo Grande está entre as cidades de aplicação das provas.
Do total de vagas, 185 são destinadas à Opção 1, em que o candidato não escolhe a especialidade no momento da inscrição. A definição ocorre posteriormente, na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP), conforme a classificação e a disponibilidade de vagas. Outras 50 vagas são voltadas à Opção 2, para a área de Controle de Tráfego Aéreo.
O processo seletivo é aberto a brasileiros natos, de ambos os sexos, que tenham ensino médio completo. A idade mínima é de 17 anos, e o candidato não pode completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. O curso tem duração aproximada de dois anos e será realizado em regime de internato militar.
A prova escrita contará com questões de Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Física. Para os candidatos da área de Controle de Tráfego Aéreo, o nível de inglês exigido será intermediário, enquanto nas demais opções o conteúdo será básico.
As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da EEAR, entre os dias 11 de junho e 2 de julho de 2026. A taxa é de R$ 100, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea que atendam aos critérios do edital.
Em Campo Grande, o local de prova está vinculado à Base Aérea, no bairro Santo Antônio, mas o endereço exato será confirmado no cartão de inscrição do candidato.
O edital também prevê reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Após as provas, o processo inclui etapas como inspeção de saúde, teste físico, avaliação psicológica e análise documental.
Gustavo Monge