Fogo em torre de TV é contido com escada de 60 metros e 8 mil litros de água

- 27 outubro





O Corpo de Bombeiros levou cerca de duas horas para controlar o incêndio que atingiu a torre de transmissão da Rede MS de Rádio e Televisão, localizada no bairro Vilas Boas, em Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (27). A operação mobilizou três viaturas, incluindo uma equipada com escada Magirus de 60 metros, que alcançou 48 metros de altura durante o combate às chamas, e exigiu o uso de 8 mil litros de água.

Segundo o tenente Odenilson Hortega, responsável pela ocorrência, o fogo apresentava dois focos principais, um na parte superior e outro mais abaixo da estrutura metálica. O primeiro chamado foi registrado às 14h10, mas o trabalho dos bombeiros só pôde começar efetivamente após o desligamento da rede elétrica, feito pela Energisa às 14h43. Durante a espera, os militares atuaram com o chamado combate por pulso, para tentar conter o avanço das chamas.

O primeiro caminhão, com 5 mil litros de água, teve o reservatório esgotado rapidamente. Logo em seguida, uma segunda viatura chegou com mais 5 mil litros e a escada Magirus, permitindo o acesso aos pontos mais altos da torre. Após a extinção do fogo, os bombeiros iniciaram o resfriamento e monitoramento da estrutura, para evitar o risco de reignição devido ao calor acumulado no material metálico.

A Rua José de Freitas Guimarães, na lateral da emissora, chegou a ser interditada, mas foi liberada após o controle do incêndio. A região também teve o fornecimento de energia temporariamente interrompido para evitar danos maiores. Uma equipe da Guarda Municipal permanece no local para garantir a segurança e orientar o trânsito, enquanto técnicos avaliam as condições estruturais da torre.

Em nota, a Record TV MS informou que o incêndio atingiu apenas a torre de transmissão responsável pelo sinal da emissora na Capital. A Rede MS destacou que está colaborando com os bombeiros e trabalha para restabelecer o sinal de TV e rádio o mais rápido possível, em respeito aos telespectadores e ouvintes.

Gustavo Monge