Queixada surpreende e vira atração no Parque dos Poderes em Campo Grande
- 22 maio
Moradores de Campo Grande que frequentam o Parque dos Poderes se depararam com uma cena inusitada na manhã desta quinta-feira, 21/05. Um queixada, também conhecido como porco-do-mato, foi visto circulando pela área de vegetação do complexo administrativo e rapidamente chamou atenção de quem passava pelo local.
O animal foi filmado enquanto caminhava próximo às árvores, e o vídeo acabou viralizando nas redes sociais. A presença do queixada surpreendeu justamente por se tratar de uma espécie menos comum de ser vista na região urbana, diferentemente de capivaras e outros animais já habituais no parque.
Apesar da aparência semelhante à de um javali ou porco doméstico, o queixada é um animal silvestre nativo do Brasil e típico de áreas de cerrado e mata. A espécie pode apresentar comportamento agressivo quando se sente ameaçada, especialmente em grupo ou na presença de filhotes.
Especialistas orientam que, ao encontrar animais silvestres como esse, a recomendação é manter distância e evitar qualquer tentativa de aproximação. A Polícia Militar Ambiental foi procurada para comentar se houve algum tipo de monitoramento do animal, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem.
Gustavo Monge